Educação, empreendedorismo e boas histórias dão o tom do segundo e último dia do Trakto Show Penedo 2023

Celebridades como a atriz Lucy Alves, empreendedores locais e educadores brilharam no encerramento do maior evento da região do baixo São Francisco

O segundo e último dia do Trakto Show Penedo 2023 foi marcado pela emoção, boas histórias de empreendedorismo e pelo poder transformador da educação. A Trakto, por meio do projeto Trakto Educação, implementou de forma inédita em Penedo uma solução de infraestrutura tecnológica e inserção digital de alunos e professores que moderniza a educação pública por meio do design e vem fazendo a diferença. Desde o ano passado que Penedo vem experimentando o sucesso da Trakto Educação na rede pública de ensino, servindo de inspiração para a criação de programas como “Professor de Impacto” e  “Boas ideias não têm idade”, idealizados pelo CEO da Trakto, Paulo Tenório, com a curadoria do empreendedor social Tiago Silva, mais conhecido como Tiago Mochileiro, parceiro da Trakto Educação. “Esses dois programas promovidos pela Trakto celebram o potencial inovador e transformador da educação e a promoção de uma cultura que valoriza e incentiva a excelência de professores e alunos”, afirma Tiago. “Os prêmios dão visibilidade e reconhecem o trabalho de professores e alunos que desenvolvem projetos que transpõem os muros das instituições de ensino e têm ideias inovadoras, principalmente em cidades do interior. Me sinto muito feliz em ser curador desses projetos”, celebra.

O domingo começou com a entrega dos prêmios na Arena Trakto. Janeclécia Ribeiro, educadora de ciências, e Pablo Pinheiro, docente de biologia, foram os vencedores do “Professor de Impacto”. “É uma satisfação enorme receber esse prêmio porque é um reconhecimento e dá aquela sensação de dever cumprido dentro da gente, nos inspirando a criar novas metodologias, mantendo o protagonismo dos estudantes em sala de aula”, disse Janeclécia. “Desde 2010 desenvolvemos ações de extensão, pesquisas com metodologias ativas de ensino que conversam com o propósito da Trakto. A educação transforma. Então, ser reconhecido por um trabalho que venho desenvolvendo há 13 anos em Penedo e, agora também em parceria com a Trakto Educação, é uma honra muito grande", declarou o professor Pablo.

Já o prêmio “Boas Ideias não têm idade” abre portas para talentos emergentes no sistema educacional. Dá visibilidade aos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por alunos da rede pública inspirando jovens a se aventurarem no mundo da pesquisa e inovação. Os projetos “Onda Limpa”, do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, e “As Quilombolinhas”, grupo de dança de samba de roda, foram os vencedores. "É muito gratificante ver que nosso projeto está sendo reconhecido. Ele leva a educação ambiental para as escolas podendo transformar os alunos em futuros especialistas em meio ambiente”, afirmam as estudantes vencedoras do Onda Limpa, Anne Karoline de Freitas e Ana Júlia Melo dos Santos, do IFAL/Penedo - Instituto Federal de Alagoas. A professora Maria Ivaneide Matias, da escola Santo Antônio, líder do grupo “As Quilombolinhas”, e vencedora do prêmio, declarou que foi uma grande surpresa e um imenso incentivo recebê-lo, já que desde 2017 trabalha nas Quilombolinhas o orgulho e a sensação de pertencimento das crianças das comunidades quilombolas. 

Além dos prêmios voltados para a educação, foi entregue também o “Empreendedor do Ano”, primeira honraria concedida pelo Trakto Show Penedo em reconhecimento à uma carreira vitoriosa no empreendedorismo penedense. Dos 16 empreendedores inscritos para palestrar no evento e que concorreram ao prêmio, o cabeleireiro Lenison dos Santos, que atua há 30 anos na área de beleza, foi o vencedor. "Esse prêmio é o reconhecimento da batalha de toda uma vida. Sou cabeleireiro há mais de 30 anos, educador pela Old School Academy, embaixador de grandes marcas, organizo workshops, eventos, ministro cursos práticos não só em Penedo, mas no Nordeste inteiro, enfim, ganhar o Empreendedor do Ano é muito representativo, afinal, sou 100% penedense”, diz Lenison.

Depois desse momento de premiações foi a vez das celebridades invadirem os palcos da Arena Trakto e Velho Chico, respectivamente. A atriz e musicista Lucy Alves encantou o público com a sua sanfona e história, ensinando que é importante identificar e acreditar no nosso talento e nos nossos sonhos. Logo em seguida foi a vez do show man Fernando Perón dar a sua aula de empreendedorismo com criatividade empolgando a plateia. Fabiano Azevedo e as suas “Chaves da Virada” deram várias dicas para os empreendedores encontrarem o caminho do sucesso. Em seguida, a professora sergipana Glícia Kelline conduziu um painel sobre educação empreendedora e o seu potencial para transformar vidas. André Patrocínio brilhou com o seu “Jogo das redes sociais – Não espere o Game Over”, ensinando a extrair o melhor das redes para os negócios. O produtor musical Pezinho compartilhou sua experiência de vida com a palestra “Os coveiros de sonhos” com humildade e emocionou. Leandro Branquinho ensinou “Como vender utilizando a Inteligência Artificial” encerrando com louvor o dia na Arena Trakto.

Já no Palco Velho Chico o dia foi aberto com a banda de pop rock Válvula Mitral que esquentou a plateia para a Poderosa, drag queen penedense, que manteve o clima lá no alto com os seus trocadilhos e piadas divertidas. O primeiro palestrante do Velho Chico foi o influencer alagoano Gabriel Dantas, o MrPoladoFul, que falou sobre a criação de vídeos curtos para a internet. Em seguida, houve um painel sobre finanças que abriu espaço para que empreendedores locais compartilhassem a sua história de sucesso, como Thomas Gouveia, do Thomas Burguer, e de iniciativas criativas como a história da cozinha transformada em sabão, projeto do IFAL/Penedo com foco em sustentabilidade. Logo depois foi a vez da designer de moda Irys Vasconcelos falar sobre a projeção da imagem pessoal com propósito para o sucesso, e de Felipe Naumann palestrar sobre neuromarketing, marketing digital e inovação. 

Uma queima de fogos emocionante e um show do cantor Wado celebraram o último dia Trakto Show Penedo 2023 que, mais uma vez, levou muito conteúdo prático e inspiracional para todas as pessoas que lá estiveram e puderam beber da fonte de conhecimento e inovação levada pelos palestrantes e empreendedores.

“O Trakto Show Penedo provou que melhora a cada edição. Trouxemos palestrantes de peso, contamos histórias inspiradoras, entregamos prêmios, reconhecemos o talento de pessoas incríveis que pela primeira vez puderam subir num palco para contar o que as levou até ali. Quero agradecer o apoio incansável da Prefeitura de Penedo na pessoa do prefeito Ronaldo Lopes, que sempre acreditou no Trakto Educação e na diferença que o projeto promove na sociedade. Naturalmente, acredita também no evento que leva conhecimento para todos os penedenses e aqueles que, muitas vezes, sabem que precisam crescer, mas não têm recursos. Eu sou só gratidão”, declara um emocionado Paulo Tenório, CEO da Trakto e idealizador dos projetos Trakto Educação e Trakto Show.

Sobre a Trakto Educação

A Trakto Educação vem para contribuir com a formação continuada de professores dos municípios, por meio da transformação digital a partir da utilização de um software que dispõe da criatividade dentro do ambiente escolar de forma simplificada e acessível. Com a Trakto Educação, a rede educacional tem numa plataforma uma série de soluções voltadas para professores e gestores de educação, ao disponibilizar diversos modelos de conteúdos de sala de aula já prontos, engajando os alunos e tornando-os coautores do conhecimento, onde professores e alunos usam a criatividade como link em comum.

Sobre a Trakto

A Trakto numa rodada de negócios que participou em 2021, captou cerca R$ 7 milhões com a Black Founders Fund, do Google, a E3 Negócios e a Mene & Portella Investidores. Além disso, foi selecionada pelo Google for Startups para participar da edição 2022 do Black Founders Fund e também pela Endeavor para fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.1.



INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:


DG Comunicação

Danielle Santoro | Diretora-Executiva

danielle@dgpr.com.br |82-99127-0304

Marcio Chagas | Analista de Atendimento - Alagoas e Nordeste

marcio@dgpr.com.br | 82-99922-9591